Comunicação . Notícias

UFRJ sobe no ranking de melhores faculdades da América Latina e Caribe

Publicado em: 20/09/2023 Por: Gestore

A Quacquarelli Symonds, empresa britânica especializada em análise de instituições de ensino superior do mundo, produtora de uma das listas de classificações internacionais mais influentes e relevantes, divulgou em setembro de 2023 a lista atualizada das melhores faculdades da América Latina e Caribe.

Das 430 faculdades do ranking latino americano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ocupava a nona posição, subiu na lista, ocupando agora a oitava posição. Classificada a partir de um sistema de pontuações onde 100 configura o valor máximo, a UFRJ detém pontuação geral de 90.3 e reputação acadêmica de 99.1. A nota leva em consideração os seguintes critérios: reputação acadêmica, citações por artigo, artigos por faculdade, reputação do empregador, razão aluno-professor, equipe com PhD, rede internacional de pesquisa e impacto na rede.

Em artigo publicado pela própria QS é destacado a alta pontuação pelo trabalho de pesquisa internacional e indicadores de impacto na web. Além disso a faculdade conta também com uma pontuação quase perfeita para o corpo docente com doutorado. A mudança de posição no ranking demonstra seu aprimoramento no envolvimento internacional e trabalho com pesquisa. Cássia Turci, vice -reitora da UFRJ, diz ainda como esse resultado é um exemplo de superação, visto que apesar das dificuldades dos últimos anos continua na jornada em busca de excelência.

Confira artigo completo da QS neste link, e lista completa da QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024.

Créditos da Imagem: Raphael Pizzino